Sobre a banda

A Escöria é daqueles projetos que se preservam – e resistem longe do estrelismo e da arrogância – ao longo do tempo com a força da coletividade. A banda, formada no ano de 1996 na cidade do rio grande, extremo sul do Brasil, toca um hardcore cru e direto influenciada pela velha escola do Punk mundial, com uma pitada de D- beat crust. Nas suas letras há uma crítica aos valores da sociedade, às instituições falidas do estado, a família de modelo patriarcal, a violência contra a mulher e a criança, o consumismo e a supervalorização do trabalho, com letras falando da realidade das ruas, com o desejo de expressão, atitude e subversão.

No cerne do pensamento crítico da Escöria reside a ideia de que em um mundo caótico, carcerário e sem perspectivas de mudança como o nosso, o ideal romântico de paz é amor é, no mínimo, ingênuo. A música, desa forma, serve pra expressar e desvelar indignação e revolta e instigar a raiva capaz de desenvolver o ímpeto de revolução e luta dentro de cada um.

A trajetória é longa, começando com a demo Ocupar ( 1997 ), passando pelos discos Caminhando pra Ruína ( 2003 ), Princípio do Caos ( 2010 ), Vivendo no Escuro ( 2013 ), o EP Desgraça Coletiva ( 2015 ), até chegar no split Crisis (2017), lançado em parceria com a Lovely Noise Records.